domingo, 18 de março de 2012

As Grandes Batalhas...





Estamos inaugurando hoje mais uma seção do nosso blog com o nome de "As Grandes Batalhas". Ela visa trazer informações e curiosidades sobre os confrontos épicos que de alguma forma abalaram o mundo.

E pra começar, falaremos da Guerra do Vietnã.


Um dos mais impressionantes confrontos militares do século XX, a guerra do Vietnã conta com uma particularidade: apesar dos americanos terem vencido todas as batalhas, no fim das contas perderam a guerra! Isso se deveu em grande parte devido à transmissão televisiva do conflito, que trazia o horror da guerra à casa dos cidadãos norte-americanos. Os confrontos duraram de 1959 a 1975

Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL), que passaram a ser conhecidos como "vietcongs" pelos americanos. Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.

Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e de cerca de 58 mil soldados dos Estados Unidos.

A guerra passou a contar com a antipatia da população norte-americana a partir do momento em que os jovens de classe média do país passaram a voltar para casa dentro de sacos fúnebres, fato que provocou muitos protestos, principalmente pela aparente inutilidade do conflito.

Ao lado disso, a divulgação de atrocidades praticadas pelos soldados americanos no Vietnã - bombardeios indiscriminados, uso de napalm e outros agentes químicos proscritos pela Convenção de Genebra, instituição de Campos de Concentração e massacre de civis, sobretudo camponeses, fez com que surgisse uma crescente rejeição à guerra, inserida no contexto maior do grande movimento da contracultura, que revolucionou a década de 1960, na maior parte do mundo ocidental.Uma das vertentes da Contracultura foi o movimento hippie, quando boa parte dos jovens lançou o movimento "Paz e Amor".

A arma mais simbólica foi o helicóptero Huey, que foi usado para a remoção de combatentes feridos, no desembarque de tropas na selva e no fornecimento de suprimentos. Além disso, Foram utilizados dezesseis tipos de aeronaves, doze classificações de veículos e seis tipos de armamentos pessoais, entre eles: fuzis e metralhadoras.


Mande sua sugestão para vps_his@hotmail.com e contribua com nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário