sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Afinal, somos todos incompetentes?

A recém lançada Deliberação 19 do Conselho Municipal de Educação tem colocado muita lenha numa antiga discussão que vinha sendo travada desde a antiga Deliberação 14. Só pra esclarecer, em linhas gerais, qualquer aluno da rede pública de Cabo Frio que tiver sido reprovado, e não concordar com a reprovação, pode entrar com processo junto à Secretaria Municipal de Educação pedindo um Conselho de Classe extraordinário com os professores de todas as disciplinas e, se mesmo assim for reprovado, pode apelar ainda para o próprio CME. Como professor, esse é um assunto que me atinge diretamente, por isso mesmo, eu não poderia deixar de comentar.
Quer dizer então que um profissional que passou anos da vida estudando e que, pelo menos em tese, continua estudando e se especializando, esse mesmo profissional que passou em um consurso público que atesta que ele é apto para exercer as funções exigidas pela profissão - inclusive a avaliação - não tem competência para avaliar o nível de aprendizagem do educando para saber se ele está apto a avançar para a próxima série?
É o professor que vive o dia-a-dia dos alunos em sala. Se ele não pode avaliar esse aluno, quem poderá, então, fazer esa avaliação? A família do aluno? O CME? A SEME?
Obviamente, não contra a revisão de algumas reprovações em que houve falta de professores durante um grande período do ano letivo, ou outras questões de saúde por parte dos alunos. Agora, considerar inválida uma avaliação de todo o corpo docente reunido em Conselho de Classe )porque é isso o que acontece com qualquer aluno nos COCs, cada caso discutido por todos os professores) é uma afirmação no mínimo irresponsável. Mas se antes (Deliberação 14) o professor que "reprovou" o aluno era convocadoisoladamente e praticamente pressionado a reverter situação, agora (Deliberação 19), pelo menos, todos os docentes são convocados para "rever" a questão.
Isso tudo representa nada mais do que a falência do sistema educacional e a pressão para a aprovação quase que automática dos alunos da rede, mesmo porque, a preocupação não é, em última análise, que os educandos atinjam bons níveis de instrução para conseguirem acesso às Universidades e cursos públicos. Estes são tidos como verdadeiros patrimônios das nossas elites (mas esse é um outro debate).
Essas ações, na humilde opinião deste que vos fala, servem para estabelecer a mediocridade no ensino público, a fim de garantir o domínio se,pre dos mesmos grupos. Mas isso não cabe a nós professores avaliarmos, afinal de contas, somos todos incompetentes...




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Só pra saber...


  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito para um mandato de mais 4 anos e foi, curiosamente, o primeiro presidente da história americana a se reeleger com índices de desemprego tão altos;
  • Os condenados do mensalão tem 24 horas para entregarem seus passaportes ao STF;
  • Ainda vai repercutir muito o novo texto do documento sobre a divisão dos royalties do petróleo, vários parlamentares pressionam em favor do veto. O que parece é que o governo do Rio, Sérgio Cabral, perdeu o pique na corrida pela manutenção dos royalties;
  • A advogada Carla Cepollina foi absolvida pela morte do capitão Ubiratan, do Carandiru. O júri acatou o argumento da defesa, de que ela não estava no apartamento na hora do crime.


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Era mais um dia de compras com a mamãe...


Salve Jorge...já que está todo mundo falando, também vou falar

Temos assistido à repercussão nas redes sociais de alguns protestos contra a nova novela das 21:00 hrs da Rede Globo. Alguns evangélicos manifestaram-se contrários à trama, por considerarem que esta seria uma forma de adoração a Ogum, ou mesmo ao santo católico são Jorge.
Bom, particularmente acredito num Deus soberano que está muito acima de qualquer tipo de esquema ou conspiração. Perdermos tempo com esse tipo de discussão é algo extremamente sem sentido, é como se fizéssemos questão de ver coisas onde não há, como se o Deus por nós professado fosse um ser frágil que está à mercê das artimanhas mundanas. Só pra deixar claro, não sou a favor da referida novela e nem de qualquer outra.
Mas a grande questão, que passa despercebida nessa discussão, é que o público evangélico é um dos maiores consumidores de todo o lixo "Global", senão o maior consumidor. A sujeirada dos BBB's e novelas que são assistidos, em grande parte pelo público cristão, e absorvidos pelas famílias é muito mais grave e alarmante do que um simples nome de novela. O engraçado é observar as pessoas preocupadas com um nome e totalmente despreocupadas com o conteúdo, de fato, da programação. Se não fosse assim, então assistiríamos a protestos diários contra a Rede Globo, que manipula a opinião pública e perverte uma série de valores religiosos.
Não observamos, contudo, esse tipo de protestos, o que indica, portanto, que para muitos de nós evangélicos não existe problema algum em se consumir programas com o conteúdo completamente imoral e absurdo. Parece que para essas pessoas não há problema em permitir que nossas crianças sejam bombardeadas pela sensualidade. Não há problema em permitir que nossos adolescentes sejam influenciados pelos modismos egoístas. Não há, enfim, problema algum em permitir que nossas famílias sejam destruídas pela pornografia, porque, afinal de contas, tudo isso está apenas implícito e não à mostra como o pavoroso nome da novela, ele sim é a causa de todos os nossos problemas.

sábado, 3 de novembro de 2012

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A cada dia que passa eu me surpreendo mais...


É impressionante a quantidade de igrejas (!?) que surgem a cada dia. Eu que pensei que já tinha visto muita coisa, ainda fico espantado com a quantidade e diversidade de nomenclaturas que aparecem. Eu só fico me perguntando o seguinte: De onde saíram essas igrejas? Quem são esses líderes? Essas igrejas, que se propõem evangélicas, seguem, de fato, o teor da Bíblia?

Veja a lista (incompleta) dos nomes:

Igreja da Água Abençoada 
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
Congregação Anti-Blasfêmias 
Igreja Chave do Éden
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Congregação Passo para o Futuro.
Igreja Explosão da Fé 
Igreja Pedra Viva
Comunidade do Coração Reciclado
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Cruzada de Emoções
Igreja da Cortina Repleta de Bênçãos
Congregação Plena Paz Amando a Todos
Igreja A Fé de Gideão
Igreja Aceita a Jesus
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Ai Ai Meu Papai
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
Igreja Barco da Salvação
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo 
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
Comunidade Arqueiros de Cristo 
Igreja Automotiva do Fogo
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Igreja Batista Ponte para o Céu
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Igreja Sinais e Prodígios
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
Igreja do Manto Branco
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus 
Igreja das crentes que não tem o rabo quente. 


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2012/08/pensando-em-trocar-de-igreja-conheca-as.html#ixzz2B5pQe3Ss

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Das querelas políticas III

A situação está cada vez mais quente em Cabo Frio, devido à proximidade do julgamento de Alair Corrêa em Brasília. Os aliados do ex(futuro?)-prefeito parecem estar aparentemente tranquilos quanto à situação do candidato, mas o movimento em Brasília é bastante intenso. A oposição - leia-se o grupo de Jânio Mendes - aparenta muita preocupação e até desespero no que tange ao processo a ser votado, já que as chances do ex-prefeito vencer são realmente grandes, mesmo que cada caso seja um caso. O que nos chama atenção é o fato do senhor Jânio Mendes ter anunciado um suposto secretariado do seu governo. Mas espera um pouco, se Alair perder nós não teremos novas eleições?