Nos dias 28 e 29 de Fevereiro acontece em Cabo Frio a Jornada Pedagógica, evento que visa dar uma reoxigenada nos professores e profissionais da educação da cidade a fim de encarar o ano letivo. No ano passado tivemos ótimas palestras. Espero que esse ano se possa manter o nível do evento.
Prof. Veberson, permita-me discordar de sua avaliação com relação as palestras oferecidas ano passado pela secretaria.
ResponderExcluirNa palestra que participei, o palestrante fez um discurso motivacional, com conselhos do tipo: "se tiver diante de um obstáculo, recue, respire e avance" na metáfora do trenzinho que encontrou uma dificuldade diante de si. Depois ilustrou sua fala de autoajuda na orquestra em que unia as diferenças em uníssomo, como se as diferenças e as divergências fossem algo a serem expurgadas da escola. Qta bobagem! O tema era sobre a formação cidadã e temos esse tipo de abordagem? Por que não aproveitar para realmente ajudar na formação profissional de nossos colegas? E o dinheiro gasto? Acompanhou os valores no site da "transparência"? Verdadeira fortuna o que se paga. Aliás o palestrante dizia, no início de sua fala, que descobriu logo que não ficaria rico dando aulas. Vai ver foi por isso que decobriu o caminho da autoajuda para faturar nas cidades do interior. Minha palestra será amanhã, volto para elogiar, caso isso aconteça.
Denize,
ResponderExcluirObrigado pela crítica. No ano passado assisti a uma boa palestra que, na verdade, satirizava alguns aspectos do dia-a-dia na escola, mas que realmente era puramente motivacional. Admito ter cometido o erro de generalizar o comentário, já que não assisti a todas as palestras. Concordo estritamente com o fato de que os valores gastos não condizem com a nossa realidade. Quanto a abordagem de temas considerados realmente sérios, já é de se esperar que esse governo deixe-os de lado. O problema é quando nós professores nos conformamos com essa situação.