quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sala de aula

As salas de aula são espaços democráticos? Será que, como professores, temos dado a devida atenção às peculiaridades dos nossos estudantes? Na maioria dos casos procuramos oferecer de fato aquilo que temos de melhor para nossas crianças. Contudo, em se falando da educação pública, encontramos um cenário pouco estimulante no que diz respeito às condições de ensino-aprendizado. Muitos dizem que isso é culpa do "sistema" e que nada podemos fazer a respeito. Entretanto, o que de fato podemos fazer para melhorar essa situação?
Pra começo de conversa, não fazer nada nunca é a melhor opção. faz-se necessário que, apesar das condições, os professores tomem para si a responsabilidade de formadores de opinião. É evidente que não podemos acreditar nessa conversa de que o professor deve agir como um herói e que tem que agir quase como um mártir pra fazer o seu trabalho. A educação é um processo social e, como tal, demanda a participação (além dos profissionais da educação) da família e, principalmente, do incentivo dos governos. Só que na atual conjuntura, em que nossos governantes querem cada vez menos educação para a população, é ainda mais imprescindível a participação da família na escola.
É por isso que chamamos a atenção dos pais e responsáveis para a formação não só acadêmica, mas também cidadã dos nossos alunos. Deixar as crianças na escola e cobrar resultados no final do ano letivo é muito fácil. Diante desse cenário, a coisa mais comum frente uma reprovação é colocar a culpa naqueles que, no senso comum, praticamente substituem a família na tarefa de educar: os professores.
Já passou da hora de cada um assumir o seu papel em pró da formação dos novos cidadãos, seja atuando diretamente, seja participando nos bastidores, que tem igual importância no processo. Tudo pela participação da família e por uma escola cidadã!

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