quarta-feira, 31 de outubro de 2012

495 anos da Reforma Protestante

Falar sobre a reforma protestante, pra mim, sempre foi uma coisa bastante interessante e ao mesmo tempo intrigante.Como é possível entender que um só homem tenha conseguido lançar as bases para todo um movimento de mudança no seio do cristianismo ocidental?
Pra começar, obviamente ele não conseguiu isso tudo sozinho, teve a ajudar de uma série de príncipes alemães (ou do Sacro Império Romano do Estado Germânico, se preferir) que o protegeram da fúria implacável da Igreja Católica da época. Além do mais, deve-se levar em conta, também, que já havia um cenário amplamente desenhado que possibilitava, naquele momento, a eclosão de um movimento de ruptura com o domínio da igreja tradicional.
A despeito disso, o fato é que realmente Lutero foi um homem de uma coragem extraordinária, já que se levantou contra toda a ordem religiosa vigente, propondo vários ajustes que, na sua visão, seriam imprescindíveis para uma vida religiosa salutar. Lutou contra a venda de indulgências, os escândalos sexuais e financeiros da igreja e a alienação dos fiéis em relação à Bíblia.  Tudo isso contribuiu para uma tomada de consciência, inicialmente na Europa, de toda uma gama de erros e fraudes que vinham sendo cometidos.
Entretanto, longe de ser um herói ou santo, Lutero demonstra também uma outra face que é muito pouco falada, principalmente nos meios religiosos. O mesmo personagem que "libertou" os fiéis cristãos das amarras as quais estavam submetidos, foi capaz de defender a perseguição e o massacre dos camponeses que estavam submetidos aos príncipes alemães, aqueles mesmos que o protegeram. Sem contar, também, a estranha obsessão, segundo um dos seus biógrafos, que Lutero tinha pela figura do demônio, passando a considerar seguidores do mal todos aqueles que fossem contrários às suas ideias reformistas.
Evidentemente, esse pequeno texto não se propõe a trazer todas as particularidades desse personagem histórico, tampouco de um evento como a Reforma, que tem tantos desdobramentos ao longo desses quase cinco séculos. O interessante é notar como um homem simples, com defeitos como qualquer outro, pôde mudar o rumo do cristianismo no ocidente e contribuir na tentativa de que a igreja "retornasse" à essência do evangelho, ou pelo menos ao que o próprio Lutero acreditava ser essa essência.
Agora, se isso tudo deu certo realmente, aí já é um outro debate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário