Pra começar, nossos salários estão extremamente defasados por todo o país e as condições de trabalho estão longe de serem apropriadas. Na verdade, não vou nem me aprofundar nesse ponto, porque senão eu ficaria horas e horas a fio fazendo considerações a esse respeito.
Além disso, ainda há a extrema acumulação de atividades e responsabilidades que alguns pais de alunos e pedagogos de plantão resolver atribuir a nós professores, ao mesmo tempo em que eles mesmos não observam as suas próprias responsabilidades. No fim das contas, é fácil lançar em cima de nós a "culpa" por tudo que acontece de errado na vida escolar dos alunos e também as mazelas sociais que decorrem da não implantação das políticas educacionais adequadas.
Por outro lado, me sinto enojado quando governantes extremamente irresponsáveis em relação à educação, aparecem posando de bons moços com um discurso de comprometimento com políticas educacionais, mas, na verdade, se utilizam do sucateamento da educação pública em benefício da esfera privada.
Como se tudo isso não bastasse, ainda é preciso levar em consideração que uma população esclarecida de fato não pode ser facilmente manipulada, e não preciso nem dizer que esse cenário não é muito bem visto pela maioria dos nossos governantes.
Por fim, o pior discurso que existe é o conformismo em relação às nossas condições profissionais do tipo: "vocês já sabiam dessa realidade, então por que decidiram ser professores?"
Quer dizer então que se a realidade é ruim e, mesmo assim, uma pessoa resolve ingressar no magistério, o discurso de luta por melhorias perde a legitimação?
É evidente que não buscamos aqui justificar as atitudes de maus profissionais que não tem compromisso com a educação ou que só sabem reclamar, sem ao menos fazer nada para tentar mudar a sua realidade. Só que também não se pode, por causa disso, achar que tudo deve permanecer do jeito que está e que não há nada a se fazer. Nós professores precisamos sim buscar melhorias e não aceitar essa realidade que nós está apresentada. Continua a pergunta: Feliz dia do professor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário