Temos assistido, em nossa Cabo Frio, a uma série de eventos políticos que tem desestabilizado a tranquilidade social e provocado bastante incerteza no que tange ao futuro governo da cidade. De um lado, estão os defensores de uma continuidade do atual governo, camuflado sob uma pseudo bandeira branca de mudança; e do outro lado, observa-se os militantes de uma antiga política coronelista na cidade, também escamoteada por uma ideia de que os fins justificam os meios. Deixo claro que não sou adepto de nenhuma das duas visões políticas, por considerar que, na verdade, ambas representam a mesmíssima estrutura política dependentista e mantenedora de cabrestos politiqueiros, já que a prefeitura permanece sendo um gigantesco cabide de empregos, além do reduto de um sem número de boquinhas. E é até muito interessante a forma como os representantes de cada um dos grupos se degladiam e até mesmo tornam-se inimigos mortais nesse processo.
O grande problema, na minha humilde visão de pesquisador, é que parece que não há nenhuma alternativa para esse jogo político e é aí, então, que a população visivelmente se encontra num beco sem saída, tendo em vista que o cerne desse sistema parece inalterável.
Ledo engano. A mudança da situação sócio-política de nossa cidade parte efetivamente da ação popular. E não é de revolução armada que eu falo aqui. Não acho que seja necessário se chegar a esse extremo, que na maioria das vezes serve para legitimar uma nova organização tão repressiva e predatória quanto a anterior. Eu falo da defesa de pontos de vista contrários a esse cenário, que são extremamente válidos nesse sentido, ideias tornam-se ações na medida em que correspondem à expressão prática das reais reivindicações populares. É preciso, sim, que haja um esclarecimento acerca do verdadeiro jogo político que acontece nos bastidores, a fim de esclarecer a população e, então, agir no sentido de reverter essa triste realidade contra a qual nos deparamos.
Quanto a isso, pretendo contribuir para uma Cabo Frio melhor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário